1 - Aulas lúdicas

 1. Aula prática lúdica de introdução à Biologia Celular e Histologia – montagem de um modelo de célula


Criação e desenvolvimento : Ana Paula Lemos de Paiva Andrade
 


                                               


                          
                              DESCRIÇÃO:
A presente ferramenta educacional é uma aula prática lúdica em biologia celular e é baseada em:
 
  •        Apresentação de slides (em um data-show, diretamente de um computador)  DICA:  Abrindo o arquivo (disponível para download abaixo) a partir do programa Power Point, é possivel converter todos os slides simultanemaente para o formato JPEG e assim gravá-los em DVD ou CD para exibição em TV com DVD, conforme os recursos disponíveis na escola.  Passos: Inicie o programa Power Point. Na barra de menu selecione ARQUIVO/ABRIR e abra o arquivo baixado. A seguir, utilize a opção SALVAR COMO selecionando na caixa  SALVAR COMO TIPO a opção FORMATO JPEG. Será criada uma pasta com todos os slides convertidos para JPEG. Então, é só criar um CD ou DVD de fotos utilizando essa pasta. Os slides serão exibidos na TV como se fossem fotos.

  •        Montagem artesanal simultânea de um modelo de célula.


Observação: Esta aula prática lúdica, após ter sido desenvolvida, foi testada com os alunos das turmas de 1° ano do Ensino Médio do ano de 2009 no Colégio Estadual Augusto Spinelli em Nova Friburgo, Estado do Rio de Janeiro, com excelentes resultados pedagógicos.


Os alunos recebem exemplares individuais do estudo dirigido  e  do kit de montagem de modelo de célula (disponíveis para download abaixo). Observação: Todos os elementos constituintes dessa ferramenta educacional estão disponibilizados abaixo para download  e/ou impressão.

A 1ª parte parte do slide exibe diversas imagens prévias de células, animal e vegetal, onde deve ser introduzido, pelo professor, o conceito de tecidos. 

A seguir, na 2ª parte do slide (O Que Que A Célula Tem?), são apresentados os passos para a  montagem de um modelo de célula animal, que depois será transformada em uma célula vegetal. Simultaneamente à apresentação dessa 2ª parte do slide, cada aluno deverá ir montando seu modelo de célula, utilizando seu kit  de montagem de modelo de célula individual (que é uma versão impressa idêntica ao material dessa 2ª parte do slide), onde ele recortará cada organela e estrutura celulares. Conforme cada uma e sua função correspondente vão lhe sendo apresentadas no slide pelo professor e de acordo com os passos solicitados no estudo dirigido, o aluno as recorta de seu kit de montagem de modelo de célula, posicionando, corretamente, cada uma dentro da figura do citoplasma, colorindo e colando posteriormente. O professor deve estar atento aos passos indicados no estudo dirigido. Começando como uma célula procarionte, avançando para uma eucarionte, todas as organelas e estruturas vão sendo incluídas no citoplasma passo a passo, até a finalização do modelo. Completado o modelo de célula animal, o aluno irá transformá-lo num modelo de célula vegetal, com a inclusão de cloroplastos e vacúolos no citoplasma e com a célula montada sendo colada dentro da figura que representa a parede celular. O modelo, depois de terminado, deve ser anexado ao estudo dirigido
Como finalização dessa aula prática lúdica, os alunos podem executar, em casa, como atividade de pesquisa, os tópicos faltantes do estudo dirigido, o que também demanda participação ativa, para reforço do aprendizado. A pesquisa pode ser baseada no livro didático adotado pelo professor (vide GABARITO no plano de aula,  disponível para download abaixo) e nas anotações feitas por eles durante a realização da aula prática. À essa atividade prática, pode ser adicionada a observação conjunta de lâminas ao microscópio óptico, caso a escola disponha do material. Há disponíveis para venda no mercado lâminas prontas com amostras fixadas, podendo inclusive serem adquiridas pela internet.


RELEVÂNCIA E UTILIDADE:
Por se tratar de uma aula prática lúdica, que demanda a participação ativa do aluno, este deixa de ser mero ouvinte e expectador de um tema abstrato em Biologia, para passar a construir seu próprio conhecimento. Esta aula lúdica é destinada aos alunos de 1° ano do Ensino Médio, porém pode ser aplicada em Ciências com alunos do Ensino Fundamental com as devidas simplificações do conteúdo pelo professor.
 
RESULTADOS ESPERADOS:
 Espera-se que, após sua participação nessa aula prática lúdica, o aluno consiga estabelecer um link entre o que produziu nela e os conteúdos teóricos de biologia celular, sendo capaz, principalmente, de diferenciar entre citoplasma e núcleo, células procariontes e eucariontes, células animais e vegetais, seres unicelulares e seres pluricelulares, descrever as funções das organelas celulares, dominar o conceito de tecidos.



Arquivos para download:
Acesse aqui todos os arquivos para a realização dessa aula prática lúdica (você pode baixá-los diretamente em seu computador ou imprimi-los sem baixar).


Aula prática lúdica de introdução à Biologia Celular e Histologia – montagem de um modelo de célula 

                             
1 - Plano de aula com gabarito do estudo dirigido (professor):
2 - Kit de montagem do modelo de célula (aluno):

3 - Estudo dirigido (aluno):