Página inicial

 


CONSIDERANDO  QUE:
  •          o conteúdo de Biologia Celular está presente no currículo do 1° ano do Ensino Médio dos programas geralmente adotados pela maioria das escolas do país e que uma boa compreensão do tema proporcionará uma base sólida para a assimilação dos demais conteúdos de Biologia;
  •          os alunos de 1° ano costumam ter muitas dificuldades com a compreensão da teoria celular, em virtude do alto grau de abstração envolvido em sua compreensão, já que, nessa fase do desenvolvimento em que se encontram, eles não têm ainda seu raciocínio abstrato plenamente amadurecido;
  •          atividades lúdicas, como utilização de slides associada à montagem artesanal de um modelo de célula (utilizando tesoura, cola e lápis de cor), ajudam a diminuir esse alto nível de abstração, uma vez que os alunos estão construindo algo com as próprias mãos, facilitando a compreensão do tema, aproximando teoria de sua realidade prática, facilitando a construção do conhecimento; também ajudam a diminuir a tensão natural que os alunos de 1° ano do Ensino Médio geralmente apresentam diante dos conteúdos de Biologia Celular, gerando um ambiente de aprendizagem descontraído e prazeroso;
  •          a possibilidade de realização de aulas práticas de laboratório de baixo custo e fácil realização possibilita ao aluno compreender como o conhecimento científico é produzido, em especial na área de biologia celular;
  •          a apresentação de vídeos de conteúdo didático (hoje tão facilmente encontrados na web, em sites como o You Tube)  também são uma ferramenta poderosa de apoio à construção do conhecimento por parte do aluno.

O presente blog pretende apresentar e propor, aos professores de Biologia e de Ciências, tecnologias educacionais para a introdução e ensino dos conteúdos de Biologia Celular no Ensino Médio e no Ensino Fundamental.

Esperamos estar, dessa forma, contribuindo para o avanço da Educação Básica em nosso país.