3. Jogos e simuladores

 

Jogos e Simuladores

 Por:      Helene Nara Henriques  


 

  

                      

                                                        e    Ana Paula Lemos de Paiva Andrade  



Seguindo os links abaixo,você, professor de Biologia ou de Ciências, obtém, para download ou acesso gratuitos, jogos e simuladores muito interessantes com conteúdo de Biologia Celular para aplicar em suas aulas  (clique com o botão direito sobre o link para abrir em outra janela ou aba).




1- Célula adentro:

Comentário: O que é o Célula Adentro? Você, é um investigador. O Célula Adentro é um jogo de tabuleiro onde cada equipe é desafiada com diferentes casos sobre a célula. Como investigadores, cada equipe deverá  juntar evidências e usar sua capacidade de raciocínio e dedução para desvendar alguns dos mistérios da célula. 





Comentário: Trata-se de um jogo de baralho elaborado para servir como instrumento auxiliar no ensino de biologia celular, cujo objetivo é formar um quinteto de cartas que versem sobre morfologia, funções e metabolismo das organelas celulares. Não há como vencer o jogo apenas por sorte, sendo necessário o conhecimento do assunto. Para isso, recomenda-se a consulta a livros didáticos durante o jogo, se necessário. Pode ser jogado em grupo ou individualmente (na versão “paciência”). Para jogar, basta imprimir  e recortar as cartas do baralho.




3- Célula Animal

Comentário: Esse é um jogo para ser jogado diretamente no computador. O jogador deve clicar e arrastar os nomes das partes da célula até o local correto. Se colocar os nomes no local errado, o programa não aceita. Pela sua maior simplicidade, é muito adequado aos alunos de Ensino Fundamental. Para acessá-lo, você precisa se cadastrar no site, criando um login. O cadastramento é gratuito e simples. Após realizar seu login, acesse a opção JOGOS no menu à esquerda.  O site Sobiologia é voltado para os professores de Biologia e tem outras coisas muito legais. Vale a pena conferir.




4 - Animações em Biologia Celular:

Comentário:  Trata-se de um simulador de conteúdos de  biologia celular muito rico, servindo não só apenas para trabalhar com os alunos de Ensino Médio, como também para atualização do próprio professor. Ao acessá-lo, antes de começar, selecione a opção de idioma Português, na caixa  que aparece no centro da página  inicial assim que você entra. O simulador também está disponível em CD para venda no próprio site.